Grupos

Música

 

Entre cordas, teclas e batuques, o som se dissipa pelo ar...

 

Desde pequenas as crianças são profundamente ligadas ao som, pois escutam cantigas de ninar, objetos ao seu redor que emitem sons fortes ou fracos, suaves ou estridentes. Esse repertório sonoro incentiva sua curiosidade e descoberta.

 

No berçário, as aulas estimulam o fazer musical e sua apreciação. O primeiro instrumento que aprendem a explorar é seu próprio corpo, por meio de gestos sonoros, palmas e balbucios que animam o grupo enquanto educadores tocam instrumentos ou entoam canções.

 

A partir da educação infantil, as brincadeiras musicadas estimulam a consciência rítmica das crianças, que passam a querer cantarolar palavras e versos das canções. Gradativamente, desenvolvem o canto, identificam parâmetros de som, ritmo, trabalham a concentração e o improviso.

 

Ao final deste ciclo, compõem trilhas sonoras, identificam e nomeiam instrumentos nas canções que apreciam, aprendem sobre a sequência das notas musicais.

 

Os educadores musicais selecionam o repertório de compositores nacionais e estrangeiros para envolver as crianças neste processo, além de músicas do cancioneiro popular brasileiro.

 

No ensino fundamental, dão continuidade a esses estudos e aprendem a ler partituras e a tocar instrumentos, tais como flauta doce, violão, teclado, dentre outros como os instrumentos de percussão.

 

Composições, escrita musical, canto e apresentações para outras turmas fazem parte deste percurso de aquisição da linguagem musical e de composição de um repertório cultural.